Desafio de Redesign do logotipo do Behance.

Participamos no último domingo (15/10/23), do Desafio de Redesign do ícone do Behance, proposto na Imersão em Design de Marcas do @pedropanetto.

A proposta era o Redesign focado na criação de um símbolo da Behance e para isso, em três lives anteriores ao dia da escolha do finalista do desafio, Pedro Panetto passou várias informações interessantes sobre conceitos, técnicas e muitas dicas preciosas para o desenvolvimento de uma boa marca, e tentamos aplicar nessa criação que fizemos no ícone (Be) da Behance.

Não ganhamos o desafio, mas aprendemos muito com as técnicas e dicas do renomado Designer, vencedor de vários prêmios internacionais em Design!

Lembrando, que isso tudo, foi apenas um exercício fictício para esse desafio, onde vários designers país afora, puderam mostrar seus talentos e ainda o vencedor ganhou uma bolsa de estudo de um dos cursos do renomado Designer.

Veja na sequência, alguns dos critérios aplicado ao exercício…

 

1- Função Simbólica e Significado: Briefing, Palavras-chave e Conceito

Tudo começa com um briefing (questionário), para se levantar o maior número de informações à respeito do tema.

 

Como o tema era sobre o Behance, que é uma das maiores plataformas de portfólios do mundo, definimos então as seguintes palavras-chave: Portfólio (arquivos ou pastas) e Comunidade de Artistas (comunicação e arte) e usaríamos uma nova fonte mais moderna para o (Be).

 

A princípio e já por padrão, iniciamos com rascunhos livres, sem preocupação com o belo ou formal. A idéia nessa fase é tirar da cabeça tudo que puder vir de inspiração, como formas abstratas ou objetos de referências e testes e mais testes, até que se chegue à uma linha de raciocínio.

 

Em seguida, partimos para software específico para melhorar e dar vida às formas, seguindo o Conceito definidos anteriormente nos rascunhos. Ainda em preto e branco para enxugar ao máximo as informações e deixar o logo o mais legível possível.

2- Função Prática: Contrastes e Reduções

Na sequência, testamos dentro de “molduras “quadradas e redondas, para ver como se comportam, se preciso for, dentro dessas situações.

Outro fator importante para um bom logo, são as Reduções do logotipo, até quanto poderá ser reduzido sem perder qualidade e principalmente a Legibilidade.

3- Função Estética

Temos outras referências também, como o Grid e a Malha Construtiva, que está ligada ao seu enquadramento e alinhamento num todo, evitando excessos de elementos à fim de não “poluir” o desenho!

Sobre cores

Por ser um ícone com poucos detalhes, optamos em usar apenas uma cor predominante e chegamos ao lilás para transmitir modernidade, dignidade e transformação, expresso nos portfólios da plataforma e o branco como cor de contraste.

E com isso, chegamos às finalizações, aplicando as funções à nossa sugestão do ícone.

Mockups  do ícone

O mockup é uma representação gráfica que simula o tamanho, formato, perspectiva, textura, cor e  outros detalhes no desenvolvimento de um projeto. Ele é a melhor forma de visualizar o design de maneira clara e realista, sem que ele entre em produção.

Veja alguns mockups que simulamos:

 

 

 

 

 

 

 

 

O aprendizado foi muito válido, trazendo mais clareza para os próximos trabalhos!

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Obrigado pela visita!