Desvendando o Design: As Leis da Gestalt – O que o logotipo do Carrefour e o logotipo da OK Comunica têm em comum? Ambos usam algumas das Leis da Gestalt (pronuncia “Guestalt“).
O mundo do design gráfico e da psicologia visual é vasto e fascinante, e uma das teorias mais importantes para entendermos como as pessoas percebem e interpretam imagens é a Teoria da Gestalt.
Se você já se perguntou por que alguns logotipos são instantaneamente reconhecíveis e eficazes, então você está prestes a descobrir como as Leis da Gestalt podem estar em ação. E para ilustrar esses conceitos, vamos olhar para o famoso logotipo do Carrefour.
O que é a Teoria da Gestalt?
A Teoria da Gestalt, desenvolvida no início do século 20 na Alemanha, postula que os seres humanos têm uma tendência natural de organizar elementos visuais em padrões significativos e completos. Em outras palavras, nossa mente procura ativamente a simplicidade e a coerência em tudo o que vemos.
As Leis da Gestalt
Existem várias leis da Gestalt que explicam como percebemos a forma e a estrutura visual. Aqui estão algumas das mais relevantes:
Lei da Proximidade: Elementos próximos uns dos outros são percebidos como um grupo ou uma unidade. No logotipo do Carrefour, observe como as formas das setas formam um círculo próximo, criando uma unidade coesa.
Lei da Semelhança: Elementos semelhantes, como cores, formas ou tamanhos, são agrupados mentalmente. No logotipo do Carrefour, as setas têm tamanhos e ângulos semelhantes, o que as une.
Lei do Fechamento: Tendemos a completar formas ou padrões incompletos. O logotipo do Carrefour usa a forma das setas para criar a ilusão da letra “C” que fica implícita à primeira vista. (em destaque azul claro).
Lei da Continuidade: Percebemos padrões que têm uma continuidade visual suave como mais significativos. As setas no logotipo do Carrefour fluem suavemente em um círculo, criando uma sensação de movimento.
O logotipo do Carrefour é um exemplobrilhante de como as Leis da Gestalt podem ser aplicadas com sucesso no design de um símbolo reconhecível. As setas que formam um círculo não apenas evocam uma sensação de movimento e dinamismo, mas também sugerem a ideia de união e comunidade, refletindo os valores da marca.
Além disso, a simplicidade do logotipo o torna memorável e fácil de identificar, independentemente do idioma ou cultura. É um exemplo clássico de como o design inteligente pode comunicar mensagens poderosas de forma visual.
No logotipo que criamos para a OK Comunica, depois de muitos rascunhos e testar vários estilos, focamos o conceito em um design moderno e minimalista, trazendo “Pessoalidade” nas letras “O e K”, que são as iniciais dos nomes dos fundadores Odair e Kauan (pai e filho) e conseguimos transmitir liberdade, união, exclusividade e criatividade, em linhas suaves e fluídas, dando movimento e harmonia entre elas, sendo uma, extensão da outra.
Escolhemos a simplicidade e versatilidade para que seja facilmente reconhecida nas mais diversas aplicações, seja em papelaria, mídias digitais e sites.
E na Lei do fechamento, no interior das letras “OK”, criamos uma “seta” apontando para cima (em destaque amarelo), também implícita à primeira vista, simbolizando no contexto, Superação, Progresso e Sucesso.
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